Gerontologia na Sétima Arte  
 

Título: Amor (2012)
Realização: Michael Haneke
Sinopse: Um filme dramático sobre o amor e a velhice, realizado pelo aclamado realizador austríaco Michael Haneke. O filme, aplaudido pelo público e pela crítica no Festival de Cannes de 2012, valeu a Haneke a segunda Palma de Ouro (depois d' "O Laço Branco" em 2009) e foi o vencedor da 25.ª edição dos Prémios do Cinema Europeu, conquistando as quatro categorias principais: melhores filme, realizador, ator (Jean-Louis Trintignant, depois de uma ausência de mais de uma década) e actriz (Emmanuelle Riva).


Título: Elsa & Fred (2005)
Realização: Marcos Carnevale
Sinopse: Alfred é um senhor de 78 anos que vive uma velhice monótona e rotineira, e carrega a tristeza de ter perdido a esposa recentemente. Elsa é pura energia, com espírito jovem e aventureiro,  transporta em si a alegria de viver. Elsa consegue tirar Fred da tristeza e eles mergulham juntos num amor maduro e cheio de paixão. Elsa e Fred provam que não precisam negar a velhice para desfrutar o máximo do amor que podem viver.


Título: O Estranho Caso de Benjamin Button (2008)
Realização: David Fincher
Sinopse: “Eu nasci sob circunstâncias pouco usuais". Assim começa "O Estranho Caso de Benjamin Button", adaptado a partir da história de F. Scott Fitzgerald, sobre um homem que nasce com oitenta anos e regride na sua idade. O filme conta a história de Benjamin e da sua "viagem" fora do comum, das pessoas e lugares que descobre ao longo do seu caminho, dos seus amores, das alegrias da vida e da tristeza da morte, e daquilo que dura para além do tempo.


Título: Almoço de 15 de Agosto (2008)
Realização: Gianni Di Gregorio
Sinopse:  Gianni, um homem de meia-idade e filho único de uma viúva, vive com a mãe numa velha casa no centro de Roma. Este é tiranizado por ela, uma aristocrata em decadência, ocupa o seu dia a fazer-lhe as tarefas domésticas...


Título: Longa Estrada (2009)
Realização: Agilson de Araújo
Sinopse:  As diversas faces da velhice, narrada por idosos, que falam sobre a solidão, o abandono dos filhos, as suas possibilidades de trabalho, a auto-imagem e a imagem que deles faz a sociedade.


Título: A Última Estação (2009)
Realização: Michael Hoffman
Sinopse:  Após quase cinquenta anos de casamento, Sofia, a dedicada esposa, amante, musa e secretária de Leo Tolstói - ela copiou o manuscrito de Guerra e Paz seis vezes à mão - vê subitamente o seu mundo virado do avesso.